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Política de privacidade

Levamos a questão sobre dados pessoais muito a sério, como deve ser. Vamos ser claros desde o início, nosso negócio é vender bilhetes de trem, não dados pessoais às escondidas; portanto, nós não venderemos seus dados a comerciantes inescrupulosos. Esta página foi criada para dar-lhe algumas informações essenciais (e algumas não tão essenciais) no que diz respeito à lei, para você ficar ciente da sua posição. Se você se sentir inclinado a ler mais, as linhas abaixo explicam como coletamos as informações quando você usa o nosso serviço. Esta atraente página também especifica os motivos pelos quais usamos e transferimos seus dados como parte do nosso trabalho.

EXEMPLO

Quando você vai à padaria para comprar um pãozinho gostoso (sem estar assado demais), é improvável que você tenha que mostrar a sua identidade, declarar a sua idade ou fornecer o seu endereço de e-mail. A transação ocorre em total anonimato. Se pagar em dinheiro, você não deixa nenhuma informação sobre os seus dados bancários. Mesmo quando os funcionários da padaria sabem o seu primeiro nome, é bastante improvável que o departamento de marketing da padaria vai tentar obter algum lucro com essa informação. Portanto, em pequenas transações comerciais cotidianas, os seus dados pessoais raramente são revelados.

Na Internet, tudo fica mais complicado. Quando você faz uma compra on-line, o lojista pode pedir que você transmita uma pilha de dados pessoais que podem ser coletados, usados, transferidos, alterados, falsificados, roubados e assim por diante. Portanto, é importante saber onde você está se metendo antes de fazer uma compra. É precisamente por isso que publicamos a nossa política sobre dados pessoais, para que você saiba o que estamos fazendo com os seus dados quando chegar a um dos nossos canais de reservas.

INTRODUÇÃO

1. Definições

Vamos começar definindo alguns termos úteis.

  • Quando dizemos “nós” ou “Trainline”, estamos nos referindo à empresa CAPITAINE TRAIN SAS, que está subordinada à lei francesa.
  • Quando dizemos “nosso serviço”, estamos nos referindo ao serviço de reserva de bilhetes criado pela empresa CAPITAINE TRAIN SAS – que somos nós.
  • Quando dizemos “você” ou “usuário”, estamos nos referindo aos indivíduos ou profissionais que optaram por usar o nosso serviço – que significa você.
  • Quando dizemos “aplicativo iOS” ou “aplicativo Android”, estamos nos referindo ao nosso aplicativo para iPhone e iPad, no primeiro caso, e ao nosso aplicativo para Android, no segundo caso; dois aplicativos que você pode baixar gratuitamente nos nossos parceiros Apple e Google .

“Pensar a respeito significa não.” — Alain (filósofo)

“Consentimento significa dizer sim.” — Julie (advogada)

Quando você visitar o nosso site, não podemos tocar a campainha da sua casa e pedir para você assinar um documento afirmando que concorda com a nossa política de privacidade. Logo, precisamos encontrar outra solução. Se você usar o nosso serviço, nós assumimos que você entende e aceita que os seus dados pessoais podem ser recolhidos, utilizados, armazenados e transferidos para terceiros, conforme explicamos abaixo. Em outras palavras, se você joga um jogo, você aceita as regras do jogo.

De um modo geral, usamos os seus dados para oferecer o serviço que você solicitou, cumprir as nossas obrigações legais, responder a uma necessidade legítima ou mediante o seu consentimento.

Em certos casos, quando for necessário, solicitaremos explicitamente que você dê o seu consentimento para usarmos os seus dados – você notará isso facilmente porque provavelmente terá de assinalar uma caixa. Isso acontecerá, por exemplo, quando você fizer o seu registro em nosso site, porque iremos perguntar se você quer ou não receber os nossos e-mails promocionais para podermos utilizar o seu endereço de e-mail para lhe enviar nossos informativos.

3. Alterações

Do dia para noite, a Trainline pode alterar a sua política de privacidade. Se uma mudança significativa for feita nesta página, vamos colocar um banner bem visível em nosso site ou enviar um e-mail para avisá-lo(a).

4. Direito de inspeção

Você pode consultar, alterar ou solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, enviando-nos uma mensagem para o seguinte endereço de e-mail:pbagnpg@genvayvar.rh.

5. Encerramento da conta

Se você criou uma conta em nosso site ou em nossos aplicativos e deseja encerrá-la, escreva para nós usando o nosso formulário de contato. Assim que a sua solicitação for recebida, desativaremos a sua conta e tornaremos os seus dados inutilizáveis enquanto estivermos cuidando do seu caso. Depois de terem sido arquivadas, as contas antigas são armazenadas em nossos servidores por algum tempo, caso necessitemos delas como prova, por exemplo, em caso de fraude, pagamentos pendentes, litígios, investigações criminais ou qualquer outro recurso permitido por lei.

6. Perguntas e contato

Se você tiver alguma dúvida sobre o conteúdo desta página, teremos muito prazer em respondê-las. Envie-nos uma mensagem para o e-mail: pbagnpg@genvayvar.rh ou pelo correio, no seguinte endereço:

Trainline 20 rue Saint-Georges 75009 Paris FRANÇA

COLETA DE DADOS PESSOAIS

Os seus dados pessoais podem ser encontrados em nossos servidores pelos seguintes motivos:

1. Você nos forneceu os dados diretamente

Os dados não aparecem do nada, eles são fornecidos por você. Quando comprar um bilhete em nosso site ou nossos aplicativos, escrever para o nosso atendimento ao cliente, publicar um comentário em nosso blog ou entrar em contato conosco, você sempre nos fornece seus dados pessoais. As informações podem conter, por exemplo, seu nome, data de nascimento, sexo, cartões de desconto ou fidelidade, endereço de e-mail, número de telefone, dados bancários ou até mesmo o seu histórico de compras. Isso também se aplica a todas as informações que você nos fornecer sobre os passageiros para os quais você reservar bilhetes. A propósito, nós assumimos que você informou os passageiros e obteve o consentimento deles quando transmitiu os dados pessoais deles.

2. Você transmite os dados para nós de maneira passiva

Sem você fornecer informações diretamente nos formulários, nós também coletamos e processamos informações sobre o uso que você faz do nosso serviço. Nós usamos o termo coleta passiva para designar os dados que colocamos em um registro para reconstruir a sequência de suas visitas. Basicamente, isso significa todos os rastros que você deixa sempre que você fizer algum movimento em nosso site. Esse registro pode conter, por exemplo, o seu endereço IP, a data do seu último login, o navegador utilizado, as compras de bilhetes, além das operações posteriores à venda.

3. Cookies e tecnologias de monitoramento

Quando você usa nosso site, implementamos pequenos arquivos em seu computador, chamados cookies. Os cookies podem ter sido criados por nós ou por outros provedores de serviços quando usamos as ferramentas deles, como o Google ou a Microsoft. Quer sejam provenientes de nós ou de terceiros, os cookies são utilizados para medir a forma como você utiliza o nosso site e os nossos aplicativos, para gerar estatísticas e melhorar a nossa interface. Terceiros, como o Google e a Microsoft, também podem usar cookies para oferecer publicidade personalizada quando você usar seus respectivos mecanismos de busca. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte a nossa página.

USO DE DADOS PESSOAIS

Utilizamos e transmitimos dados pessoais nos seguintes casos:

1. Quando você faz uma reserva e paga os bilhetes

Nós não temos trens próprios. Nesse caso, temos de fazer acordos comerciais com outras empresas, para podermos oferecer os bilhetes delas em nosso site e aplicativos. Por isso, a maioria das informações que solicitamos a você é, na verdade, a informação exigida pelas transportadoras com as quais trabalhamos. Não podemos vender bilhetes sem os seus dados pessoais ou sem a ajuda de provedores de serviços e transportadoras porque não temos nossos próprios trens, bancos ou plataforma de pagamento – e não pretendemos expandir tão cedo.

Como os dados pessoais dos viajantes são muito importantes para as transportadoras, você deve fornecer informações precisas sobre si e seus passageiros. Por exemplo, o inspetor de bilhetes tem o direito de solicitar identificação para confirmar se a data de nascimento fornecida no momento da compra está correta.

2. Para divulgar nossos serviços e enviar boletins informativos para você

Por exemplo, se você nos fornecer seu endereço de e-mail ao criar uma conta em nosso site e assinalar a caixa que permite receber nossos e-mails promocionais, nós usaremos o seu endereço para enviar um e-mail alguns dias depois para lembrá-lo(a) dos benefícios do nosso serviço. Você pode decidir não receber nossos e-mails promocionais novamente, usando o link de cancelamento de inscrição na parte inferior dos e-mails.

3. Para oferecer serviços adaptados às suas necessidades

Como todo mundo, para manter o nosso serviço em funcionamento, nós o divulgamos por meio de publicidade on-line ou off-line, bem como através de e-mails promocionais para clientes que consentiram em recebê-los. E, para ter certeza de que iremos acertar o alvo em cheio, nós analisamos seus hábitos com a ajuda de provedores de serviços, para que possamos sugerir ofertas que se ajustem aos seus interesses. Por exemplo, não vamos enviar mensagens sobre os trens na Espanha se podemos ver que você sempre viaja para a Alemanha.

4. Para receber os seus pagamentos

Quando comprar um bilhete utilizando o nosso serviço, você nos dá acesso a seus dados bancários. Assim, podemos enviar-lhe e-mails transacionais, recibos de pagamento, autorizações de débito direto e alertas em caso de alguma falha com o seu banco. Usamos um provedor de serviços para fazer pagamentos seguros. Portanto, esse provedor de serviços também tem acesso às suas informações de faturamento, mas não aos detalhes da sua viagem nem às informações sobre seus passageiros, bilhetes ou histórico de compras. Para garantir que os seus pagamentos não sejam perdidos, trabalhamos apenas com provedores de serviços que sabemos que são confiáveis.

5. Para melhorar nossos serviços

Isso significa que coletamos informações sobre como você utiliza o nosso serviço através de cookies e que compartilhamos essas informações com ferramentas de análise de terceiros, como o Google Analytics.

6. Para compras feitas sem uma conta ou sem fazer o login

Por alguns meses não é necessário registrar-se em nosso site para poder comprar um bilhete. Se você não tem uma conta conosco ou se você usar nosso site sem fazer login na sua conta, as compras que você fizer fora da sua conta não serão exibidas no histórico da conta. Toda compra feita fora da sua conta é considerada uma compra independente, e nós sempre a registramos como tal para que possamos encontrar um rastro da sua compra se você precisar de alguma ajuda. Os dados pessoais que você fornecer ao fazer uma compra sem uma conta serão tratados da mesma forma que em todas as outras transações.

7. Para solucionar seus problemas

Nosso departamento de atendimento ao cliente pode se comunicar com você sobre sua conta, bilhetes ou pagamento com o objetivo de ajudá-lo(a). Aconteça o que acontecer, nós somente colocaremos os olhos na sua conta quando você nos solicitar.

8. Para as estatísticas internas ou pesquisas

Isto significa que podemos usar os seus dados pessoais para gerar estatísticas sobre os nossos usuários ou para solicitar a participação deles em nossas pesquisas.

9. Para combater fraude

Podemos usar parte de seus dados para nos proteger contra fraude

COMPARTILHAMENTO DE DADOS COM TERCEIROS

Nós só podemos compartilhar seus dados pessoais com as pessoas listadas abaixo:

1. Com as transportadoras

Em geral, não controlamos como as transportadoras usam seus dados. Mas aqui estão os usos mais comuns da sua informação. Para saber mais, sugerimos que leia as políticas de privacidade das transportadoras para ver como os seus dados serão utilizados.

A. Para reserva e venda de bilhetes

Compartilhamos certos elementos de suas informações com as transportadoras, porque elas precisam delas para emitir o seu bilhete ou para permitir que você faça uma opção no bilhete. Por exemplo, quando você compra um bilhete eletrônico do Eurostar utilizando o nosso serviço, temos de transmitir determinadas informações ao Eurostar, como o seu nome, sobrenome e data de nascimento, sem as quais a venda seria impossível. Em todo caso, nós somente transmitimos o que a transportadora solicita, nada mais.

B. Para trens cancelados e outras falhas

Podemos transmitir o seu endereço de e-mail ou número de telefone para determinadas transportadoras, para que elas possam entrar em contato com você quando for necessário. Por exemplo, se o seu trem Eurostar for cancelado, o Eurostar poderá entrar em contato com você por e-mail, para avisá-lo(a) e sugerir uma alternativa.

C. Para pagar bilhetes eletrônicos específicos e enviá-los por e-mail

Certas transportadoras possuem seus próprios sistemas de pagamento e distribuição de bilhetes eletrônicos; isto é, eles cuidam da transação com o seu banco antes de enviar os bilhetes eletrônicos para você por e-mail. Para que possam fazer isso, nós fornecemos elementos específicos de suas informações, que é o caso do iDTGV, por exemplo.

D. Para programas de fidelização das transportadoras

Aceitamos os cartões de desconto e fidelidade emitidos pela maioria das transportadoras. Por isso, se registrar os seus cartões de desconto ou de fidelidade conosco, nós os levaremos em conta quando você fizer uma pesquisa de bilhetes para lhe oferecer as melhores tarifas e os melhores benefícios. Quando compra um bilhete com desconto ou com um cartão de fidelidade, enviamos o seu número de cartão para a transportadora, para que você possa aproveitar a redução ou coleta de pontos de fidelidade. Em troca, as transportadoras podem usar esses dados para lhe enviar e-mails como parte de seus respectivos programas de fidelização. Por exemplo, você pode receber e-mails enviados pela transportadora, informando sobre um desconto na sua próxima viagem de trem.

2. Com os nossos provedores de serviços

Como agora fazemos parte do grupo Trainline, usamos a Trainline para oferecer uma variedade de serviços. Nós também usamos provedores de serviços para executar algumas das atividades mencionadas acima (sempre mediante nossas instruções e exclusivamente em nosso nome). Por exemplo, usamos um prestador de serviços para a gestão segura de seus pagamentos, e enviamos seus dados de pagamento para eles quando você chega ao check-out.

3. Com os órgãos do governo

Podemos ser obrigados por lei a enviar certos dados às autoridades policiais ou aduaneiras, ou mesmo aos órgãos do governo ou agências administrativas. Por exemplo, no caso de detecção ou prevenção de fraude.

4. Com a agência de viagens da sua empresa

Se você usar a Trainline for Business, isto é, o nosso serviço de compra de bilhetes para empresas, nós podemos enviar as informações das suas viagens profissionais para a sua empresa ou para a agência de viagens designada pela sua empresa para cuidar de suas viagens de negócios. Se você também usar a Trainline para as suas viagens pessoais, por meio de uma conta individual, as informações de suas viagens pessoais não serão fornecidas ao seu empregador.

5. Com um provável comprador

Podemos transferir as suas informações como parte de uma aquisição, fusão ou reorganização do grupo Trainline. Nesses casos, a confidencialidade de seus dados e seus direitos em relação aos seus dados será sempre respeitada.

6. Com as redes sociais

Ao criar uma conta em nosso site, você pode se registrar utilizando a sua conta do Facebook ou do Google. Essas funcionalidades são baseadas em cookies, que podem, no processo, coletar informações sobre você, como seu endereço IP ou as páginas que você visita. Como não podemos controlar as ações do Facebook ou do Google, não podemos nos responsabilizar por informações que você nos fornece por intermediário dessas redes sociais. As suas interações com as funcionalidades oferecidas pelo Facebook e Google estão sujeitas às políticas de privacidade dessas empresas.

7. Com mais ninguém

Nós vendemos bilhetes de trem, não dados. Portanto, não vendemos seus dados a terceiros. Se um dia nós alterarmos significativamente a nossa política, manteremos você informado porque essa mudança acarretaria sérias implicações a você.

RESPEITO ÀS REGRAS

1. Transferência de dados para fora da UE

Utilizamos determinados provedores de serviços sediados nos Estados Unidos. Por exemplo, quando você pesquisa um bilhete em nosso site, você insere as informações sobre a sua viagem, como a data de partida ou a estação de chegada, estas informações atravessam o Atlântico e circulam pelos Estados Unidos até chegarem ao provedor de serviços que nos ajuda a fornecer as taxas e horários de trem que você precisa. Agora, resumindo, a lei americana oferece menos proteção do que a legislação europeia no que diz respeito à privacidade de dados pessoais. Quando encaminhamos os seus dados para fora da Europa, nós garantimos que as transferências sejam sempre realizadas com cláusulas contratuais da Comissão Europeia, cláusulas domésticas, por exemplo, ou outras proteções aprovadas pela legislação europeia destinadas a garantir o processamento de dados que cumpre as exigências do continente europeu. Isto é, nós não trabalhamos com provedores de serviços que não possam cumprir as normas europeias.

2. Localização dos dados

A. IP

Talvez vamos precisar coletar e gravar o seu endereço IP para identificar a sua localização geográfica aproximada.

B. Geolocalização do seu telefone

Ao escolher a estação de partida no nosso aplicativo iOS ou Android, você pode selecionar o nome da estação no nosso formulário de pesquisa ou pode pedir ao nosso aplicativo para utilizar o GPS no seu celular para localizá-lo(a) e sugerir as estações mais próximas. Se você não quiser que o seu celular nos forneça a sua posição geográfica, desative a função GPS do seu celular, ou pelo menos recuse a opção de geolocalização.

SEGURANÇA

Fazemos o possível para preservar os seus dados pessoais e evitar que sejam roubados, danificados ou deturpados. Se você criou uma conta conosco selecionando a dupla: nome de usuário e senha, recomendamos que guarde a sua senha com segurança. Como as suas informações de viagem são confidenciais, não temos acesso à sua senha. Portanto, não podemos reenviar a sua senha se você sofrer um lapso de memória. No entanto, você pode alterá-la a qualquer momento no nosso site.

Nosso site e aplicativos podem conter links que redirecionam você a sites de terceiros. Ao seguir esses links, você sai do nosso site – isto é, a nossa política de privacidade não se aplica mais. Nós não somos responsáveis pela maneira como os sites, que nós encaminhamos a você, lidam com os seus dados. Portanto, recomendamos que você leia a política desses sites sobre o assunto com atenção antes de sair perambulando pelas páginas da internet.

Última atualização: agosto 2016.