Utilizamos cookies para gerar estatísticas interessantes, apresentar ofertas personalizadas em outros locais na internet e melhorar nosso site.
Se você não desistir, presumimos que está de acordo com essa política. Definir parâmetros para cookies  

Política de privacidade

Ultima atualização em 25/05/2018

Política de Privacidade

 

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS

Somos a Trainline e todos os dias ajudamos nossos clientes a fazerem viagens mais inteligentes. Somos um grupo de empresas (Trainline.com Limited, Trainline International Limited e Trainline SAS) que trabalham juntas para ajudá-lo a chegar ao seu destino. Assim como você, seus dados seguem uma jornada, dependendo do seu destino e da companhia de trem ou ônibus com a qual viaja.

 

SEUS DADOS PESSOAIS E NOSSO COMPROMETIMENTO COM VOCÊ

Sabemos que seus dados pessoais e as pessoas com as quais você os compartilha são extremamente importantes. Por essa razão, nos comprometemos a cumprir quatro regras de privacidade para garantir a segurança e a proteção dos seus dados:

  • Manteremos a transparência quanto ao uso dos seus dados pessoais, a forma na qual os usamos e – mais importante – o motivo pelo qual precisamos dessas informações.
  • Usaremos seus dados pessoais somente quando estritamente necessário.
  • Manteremos a segurança desses dados, empregando o que há de melhor em tecnologia, pessoal e processos.  
  • Queremos que você possa fazer escolhas reais e conscientes sobre os seus dados pessoais. É por isso que não usamos jargão técnico.

Sempre que usar nossos serviços, seja no nosso site ou aplicativo, cuidaremos dos seus dados pessoais de acordo com os termos previstos nesta Política de Privacidade e com o nosso comprometimento com você (acima).

 

DADOS PESSOAIS FORNECIDOS POR VOCÊ

  • Para utilizar nossos serviços e reservar passagens, talvez você precise fornecer seus dados pessoais. Esclarecemos essa questão mais detalhadamente na tabela abaixo.
    • Em geral, “dados pessoais” são informações como o seu nome, endereço de e-mail, idade, dados do cartão de crédito, endereço de cobrança, número de telefone e dados de quaisquer cartões de transporte ou cartões de fidelidade que você possa usar.
    • Talvez você também precise fornecer alguns dados de outra pessoa. Podem ser informações como os nomes dos passageiros para os quais você está reservando passagens. Antes de inserir os dados de outra pessoa, você deverá confirmar que está autorizado a fazê-lo. Ou, caso essa pessoa seja menor de 16 anos, você deverá confirmar ter autorização dos pais ou responsáveis do menor para fornecer os dados solicitados.

Tipo de dados pessoais

 

Por que os usamos

Base legal

 

Com quem os compartilhamos

Dados de pagamento

 

Dados do cartão de pagamento e endereço de cobrança. 

 

Para fazer sua reserva e processar o pagamento das passagens.

 

Precisamos desses dados para lhe oferecer esses serviços; faz parte do nosso contrato com você.

Algumas operadoras de viagens com as quais trabalhamos podem usar esses dados em sistemas de pagamento e e-ticket próprios para emitir suas passagens.

Idade –

 

Data de nascimento ou faixa etária.

As operadoras oferecem passagens com preços diferentes, de acordo com a sua idade. Por isso, usamos esses dados para garantir que você compre a passagem correta.

Precisamos desses dados para lhe oferecer esses serviços; faz parte do nosso contrato com você.

Algumas operadoras oferecem passagens com desconto para jovens. Nesse caso, elas podem precisar da sua data de nascimento para confirmar sua idade.

Informações de contato –

 

Nome, endereço de e-mail, número de telefone.

 

 

Para garantir que você receba suas passagens.

 

As operadoras de trem e ônibus também podem precisar desses dados para que você possa viajar com elas.

 

Para entrar em contato e oferecer informações essenciais – confirmações de reserva, informações de reembolso, etc.

 

Manter sua conta atualizada (caso opte por criar uma conta).

 

Precisamos desses dados para lhe oferecer esses serviços; faz parte do nosso contrato com você.

Operadoras de trem e ônibus, que precisam dos seus dados para emitir as passagens. Essas operadoras podem entrar em contato para lhe transmitir informações essenciais sobre o serviço, como, por exemplo, em caso de cancelamento da viagem de trem.

Podemos lhe enviar materiais promocionais caso opte por recebê-los ao criar uma conta conosco.

 

Podemos lhe enviar notificações push sobre suas reservas de passagem e nossas ofertas disponíveis. Notificações push são aqueles pequenos avisos e alertas que você recebe no nosso aplicativo quando desejamos informá-lo de algo. Você pode ativar ou desativar as notificações push nas configurações do seu dispositivo iPhone ou Android. 

Sua autorização – caso não tenha comprado nada conosco, lhe perguntaremos se deseja que entremos em contato – sim, somos muito legais.

 

 

Sua autorização através das configurações do seu dispositivo. Ao usar nosso aplicativo e site, queremos que você receba informações relevantes e ofertas de viagem atualizadas.

 

Em geral, não compartilhamos esse tipo de dados. Contratamos empresas externas cuidadosamente selecionadas para realizar essa tarefa em nosso nome.

Ao reservar uma passagem conosco, podemos lhe enviar e-mails promocionais para informá-lo sobre novidades e ofertas – a menos que você opte por não recebê-los (não curtimos spam).

 

Podemos realizar pesquisas e atividades de pesquisa de mercado (para oferecer a você um serviço de reservas ainda melhor), enviar notificações na sua conta e mantê-lo informado sobre nossos concursos e promoções.

 

 

Interesses legítimos. Simplificando, esse é o uso necessário dos seus dados (respeitando os seus direitos) para que possamos prestar serviços a você.

 

Queremos lhe enviar esses tipos de mensagens promocionais para oferecer as melhores ofertas de viagens. Só lhe enviaremos mensagens relevantes e, a qualquer momento, você pode optar por não recebê-las.

 

Queremos que você participe das nossas pesquisas de mercado para que possamos melhorar continuamente nossos produtos e serviços.

 

Dados de cartões de transporte ou cartões de fidelidade –

 

Dados relevantes dos cartões.

Para lhe dar desconto nas passagens (quando aplicável) ou adicionar pontos ao programa fidelidade em que você está inscrito – assim, você pode tirar o máximo proveito do seu dinheiro.

Precisamos desses dados para lhe oferecer esses serviços; faz parte do nosso contrato com você.

Operadoras de trem e fornecedores de cartões de fidelidade pertinentes.

Comentários –

 

Nome, endereço de e-mail e números exclusivos de identificação, conforme necessário, e quaisquer comentários que queira nos fornecer.

Caso opte por deixar seu feedback através do nosso site ou aplicativo (e saiba que estamos sempre abertos a isso), usaremos seus comentários, juntamente com os de outros clientes, para obtermos uma visão geral no intuito de melhorar nossos produtos e serviços.

Sua autorização. Fornecer essas informações é opcional e é você quem decide quantos dados deseja compartilhar.

Em geral, não compartilhamos esse tipo de dados. Contratamos empresas externas cuidadosamente selecionadas para realizar essa tarefa em nosso nome.

Suas informações de contato e dúvidas –

 

Nome, endereço de e-mail e quaisquer contatos gerados, incluindo chamadas.

 

Quando você nos envia um e-mail ou entra em contato pelo nosso bate-papo, usamos esses dados para processar seus reembolsos ou ajudá-lo a escolher a passagem certa, entre outras finalidades semelhantes.

 

Caso entre em contato por telefone, sua ligação poderá ser gravada para ajudar nossas equipes de Atendimento ao Cliente e Operações a corrigir quaisquer problemas que você tenha levantado, bem como para fins de treinamento e qualidade.

Sua autorização. É você quem escolhe como e quando deseja entrar em contato conosco.

Em geral, não compartilhamos esse tipo de dados. Contratamos empresas externas cuidadosamente selecionadas para realizar essa tarefa em nosso nome.

Informações sobre prevenção de fraudes –

 

Nome, informações de contato legítimas e números de identificação exclusivos, conforme necessário, e informações relevantes do seu dispositivo.

 

 

Para garantir que nem você nem nós sejamos vítimas de fraude.

 

Fraudes são extremamente desagradáveis e ruins para você e para nós.

 

Interesses legítimos. Simplificando, esse é o uso necessário dos seus dados (respeitando os seus direitos) para que possamos prestar serviços a você. 

 

Trabalhamos com empresas externas especializadas na prevenção contra fraudes (tente dizer isso três vezes rapidamente) para pôr fim à fraude nos pagamentos. Às vezes, nossas ferramentas de prevenção de fraudes são automatizadas.

 

Ao efetuar um pagamento, seus dados pessoais são automaticamente verificados (por meio de um conjunto de normas inteligentes) para garantir que sua identidade eletrônica não foi roubada.

Consequentemente, em alguns casos talvez você não consiga pagar com um determinado cartão ou método e talvez não seja possível fazer sua reserva.

 

Caso seu pagamento seja negado ou você tenha alguma preocupação nesse sentido, entre em contato conosco. Consulte as nossas informações de contato abaixo.

Login em redes sociais –

 

Nome e endereço de e-mail.

 

 

 

 

Para sua comodidade, oferecemos a opção de fazer login na sua conta Trainline usando a sua conta do Google ou do Facebook.

Sua autorização.

Google e Facebook. 

 

Não temos controle sobre as ações do Facebook ou do Google. Caso opte por usar sua conta do Google ou do Facebook para fazer login na sua conta Trainline, você também estará sujeito às políticas de privacidade do Google e do Facebook.

 

Sempre que você acessa nosso site ou aplicativo, automaticamente coletamos alguns dos seus dados pessoais. Não se preocupe: na verdade, fazemos isso para lhe proporcionar uma experiência melhor e mais personalizada. Os cookies e seu endereço de IP são recursos tecnológicos que usamos para entendê-lo melhor e observar como você usa o nosso site – por exemplo, quais rotas você procura e se usa um cartão de transporte. A tabela abaixo explica quais dados coletamos, por que e como os coletamos.

Tipo de dados pessoais

 

Por que os usamos

Base legal

 

Com quem os compartilhamos

Dados da localização –

 

Dados da sua localização GPS e número do dispositivo.

 

 

 

 

Usamos sua localização GPS para facilitar suas viagens, mostrando informações como a estação mais próxima e o horário do próximo trem para casa.

 

Navegadores da internet em todos os dispositivos e nos aplicativos em telefones e tablets podem identificar a sua localização exata usando o GPS e o GPS assistido.

 

Para a geração de análises e relatórios, bem como para a segurança e proteção contra fraudes.

Sua autorização.

 

Ao usar um navegador ou dispositivo com GPS habilitado, você terá a opção de compartilhar ou não esses dados conosco. A qualquer momento, você pode alterar essa opção no dispositivo ou nas configurações do navegador.

Para garantir a segurança máxima dos nossos serviços, trabalhamos em parceria com empresas externas para pôr fim à fraude nos pagamentos (veja mais informações sobre essa questão acima).

Dados do dispositivo –

 

Seu endereço de IP e número do dispositivo, para nos fornecer sua localização aproximada (por exemplo, sua cidade e país). 

 

Para localizar e impedir a ação de hackers.

 

Para lhe mostrar anúncios relevantes e avaliar sua reação aos materiais promocionais com os quais interage.

 

 Para usar suas sessões de navegação na web e seus web beacons para entender como usa o nosso site e aplicativos em um nível não identificável. Coletamos esses dados para nos ajudar a melhorar os serviços que prestamos a você.

 

 

Para proteger nosso site contra ataques de vírus e outras coisas prejudiciais na internet.

Interesses legítimos.

 

Não se preocupe: não queremos assustá-lo e mantê-lo preso em uma só localização. Só queremos garantir que, ao usar nossos serviços, você veja anúncios que considere relevantes e realmente interessantes. Por exemplo, não faz sentido lhe mostrarmos anúncios em francês se você mora em Londres.

 

Usamos a localização para saber aproximadamente quantos clientes temos em diversos países.

 

Precisamos garantir que você e o nosso site estão protegidos contra vírus e hackers.

Para garantir a segurança máxima dos nossos serviços, trabalhamos em parceria com empresas externas para pôr fim à fraude nos pagamentos (veja mais informações sobre essa questão acima).

 

Algumas empresas externas que anunciam no nosso site e aplicativo. E para que possamos anunciar nossas ofertas quando você estiver navegando em outros sites na internet.

Dados analíticos –

 

Usamos dados sobre suas pesquisas e reservas – basicamente como você usa e navega no nosso site e aplicativo.

Para entender como você usa o nosso site e aplicativo e nos ajudar a melhorá-los e adaptá-los aos seus interesses.

 

Podemos coletar dados sobre a forma como você usa os nossos serviços para entendermos os padrões de comportamento dos nossos clientes – por exemplo, quantos clientes compram passagens de Londres para Manchester todos os dias. Não se preocupe: não estamos tentando identificá-lo. Usamos dados gerais de alto nível apenas para entender os interesses de clientes como você.

 

Isso nos ajuda a moldar nossos novos recursos, como o Price Prediction e o Busy Bot!

 

Interesses legítimos. Simplificando, esse é o uso necessário dos seus dados (respeitando os seus direitos) para que possamos prestar serviços a você.

 

Em geral, não compartilhamos esse tipo de dados, mas contratamos empresas terceirizadas cuidadosamente selecionadas para realizar esse serviço em nosso nome.

Login em redes sociais –

 

Endereço de IP e outros dados potencialmente identificáveis.

 

 

Ao acessar suas contas em redes sociais como Facebook e Google, esses sites armazenam seus cookies. Esses cookies podem coletar dados sobre seu endereço de IP e as páginas que você visita.

 

Sua autorização. Você pode optar por criar uma conta conosco usando o Google ou o Facebook.

Google e Facebook. 

 

Não temos controle sobre as ações do Facebook ou do Google. Caso opte por usar sua conta do Google ou do Facebook para fazer login na sua conta Trainline, você também estará sujeito às políticas de privacidade do Google e do Facebook.

 

Além das situações especificadas acima, também precisamos compartilhar seus dados pessoais com os seguintes terceiros:

Prestadores de serviços

  • Trabalhamos com prestadores de serviços externos cuidadosamente selecionados para executar muitas das atividades listadas acima. Mas não se preocupe: sempre damos instruções claras a esses prestadores de serviços para que mantenham seus dados pessoais sãos e salvos. Por exemplo, deixamos claro que eles não podem usar seus dados pessoais para nenhum outro fim além do serviço específico em questão. E só fornecemos seus dados pessoais a esses prestadores de serviços quando estritamente necessário.

Autoridades

  • Em algumas ocasiões, somos obrigados por lei a compartilhar parte dos seus dados pessoais com autoridades policiais, alfandegárias e regulatórias ou com órgãos governamentais e de execução da lei. Em geral, o objetivo é ajudá-los a evitar fraudes e crimes. Quando fornecemos seus dados às autoridades, cabe a elas protege-los. Não se preocupe: só compartilhamos informações estritamente necessárias.

Reestruturação

Se a nossa empresa for adquirida ou incorporada por outra ou se o grupo Trainline for reestruturado, seus dados pessoais serão transferidos. Evidentemente, manteremos a confidencialidade dos seus dados pessoais e os seus direitos sobre essas informações com o máximo cuidado e respeito. Seus dados pessoais serão usados da mesma forma prevista na nossa Política de Privacidade.

MANUTENÇÃO DOS SEUS DADOS

  • Protegeremos seus dados pessoais enquanto você estiver usando nossos serviços, mas nunca os manteremos por mais tempo que o necessário.
  • Se não precisarmos mais dos seus dados pessoais para lhe oferecer todos os nossos serviços, asseguraremos que eles sejam excluídos ou tornados anônimos.

COOKIES

O que torna nosso site e nosso aplicativo tão práticos é o uso de cookies. Você já ouviu falar em cookies, certo? Não, não estamos falando daqueles de chocolate…

Cookies são o que chamamos de pequenas migalhas de dados pessoais que coletamos automaticamente sempre que você acessa nosso site ou abre nosso aplicativo.

Digamos, por exemplo, que você entrou no nosso site e alterou suas configurações para efetuar pagamentos em euros ao invés de libras. Ao retornar ao nosso site, digamos, em alguns dias, o cookie que ficou armazenado quando você fez o último login lembraria a sua preferência de pagar em euros e mostraria os preços já em euros. Muito legal, não é?

A nossa Política de Cookies oferece uma análise completa de como usamos cookies e como você pode ajustar suas preferências nas configurações do navegador.

PERSONALIZANDO A SUA EXPERIÊNCIA

É muito melhor quando as pessoas lembram o seu nome e dizem “Bom dia, Tom”, ao invés de apenas “Bom dia”, certo? Ou quando o garçom do café que você frequenta o vê entrando para tomar um cafezinho e diz: “Um frappuccino moccha light saindo agora, Susie” sem que você precise falar nada. Isso faz as pessoas se sentirem bem.

É exatamente assim que queremos que você se sinta sempre que acessar nosso site, abrir nosso aplicativo ou interagir conosco por qualquer canal na internet. Mas como na internet nós não conseguimos vê-lo e identificá-lo, usamos recursos como cookies e seu endereço de IP para proporcionar uma experiência mais personalizada (a menos, é claro, que você tenha indicado o contrário nas configurações do seu navegador). Combinamos esses dados com informações sobre suas pesquisas e reservas e a forma como você usa nosso site e aplicativo para lhe oferecer a experiência mais positiva e personalizada possível. Também trabalhamos com parceiros externos cuidadosamente selecionados, como o Google, para tornar os anúncios mais úteis para você. Ao mesmo tempo em que você usa o nosso serviço para ter a facilidade de fazer reservas de passagens de trem ou ônibus aos destinos que deseja visitar, precisamos personalizar sua experiência nos nossos sites e aplicativos para lhe oferecer esse serviço. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies.

SEGURANÇA

  • Levamos a segurança dos seus dados pessoais muito a sério.
  • Adotamos diversas medidas de segurança inteligentes (físicas, eletrônicas e administrativas) para proteger os dados que coletamos sobre você de qualquer pessoa que não deveria acessá-los. As medidas implementadas o protegem contra qualquer processamento ilegal dos seus dados e contra a perda, destruição e danos acidentais.

TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE DADOS

  • Transferimos seus dados pessoais para outras empresas do nosso grupo Trainline e prestadores de serviços fora do Espaço Econômico Europeu (EEE). Mas não se preocupe: só trabalhamos com prestadores de serviços que comprovadamente adotam os mesmos padrões elevados que seguimos para garantir a proteção dos seus dados.
  • Seus dados são sempre processados com segurança. Quando transferimos suas informações pessoais para fora do EEE, seguimos regras e etapas para garantir a segurança e a proteção desses dados. Normalmente, isso significa que nossos contratos com partes situadas fora do EEE contam com cláusulas contratuais padrão aprovadas pela Comissão Europeia ou que nos baseamos nas decisões de adequação da Comissão Europeia. Para obter mais informações, entre em contato conosco – nossas informações de contato estão disponibilizadas abaixo.

 

COMPRA COMO CONVIDADO

  • Quando estiver com pressa, você pode utilizar nosso serviço de reservas sem a necessidade de efetuar login ou se cadastrar como um novo usuário – é muito prático! 
  • Caso já tenha uma conta e reserve uma passagem como convidado usando seu endereço de e-mail cadastrado:
    • Seu e-mail de confirmação conterá um link que o levará a uma página para fazer login e gerenciar suas reservas. Se clicar no link e efetuar o login, você poderá vincular as reservas feitas como convidado à sua conta. Caso contrário, você não verá as reservas feitas como convidado em Minhas Reservas/Minhas Passagens.
    • Todas as atualizações que você fizer nas suas preferências sobre materiais promocionais serão atualizadas na sua conta.
  • Caso reserve uma passagem como convidado pelo fato de não ter uma conta, seu e-mail de confirmação terá um link que o levará a uma página de cadastro. Após finalizar o cadastro, você poderá vincular as reservas feitas como convidado à sua conta e visualizá-las em Minhas Reservas/Minhas Passagens. Na sua conta, você também pode visualizar suas preferências sobre materiais promocionais.

SEUS DIREITOS

Aqui você encontra todas as informações detalhadas sobre as quais precisa saber. Teremos o prazer de processar suas solicitações caso queira exercer seus direitos sobre seus dados pessoais. Esses direitos são os seguintes:

  • Ser informado sobre a forma como seus dados são processados
  • Acessar seus dados
  • Interromper ou restringir determinados processos
  • Corrigir informações incorretas
  • Solicitar a exclusão de determinadas informações
  • Fazer a portabilidade de dados (“fazer portabilidade” é só uma maneira elegante de dizer “transferir informações para outro controlador de dados de uma maneira fácil de ler”)
  • Acessar dados sobre a criação de perfis ou a tomada de decisões automatizadas
  • Contestar a forma como lidamos com seus dados pessoais.
  • Retirar sua autorização a qualquer momento (nos casos em que precisamos da sua autorização).

Como sabemos o quanto seus dados pessoais são importantes para você, fazemos o possível para lhe responder em tempo hábil. Pela lei, no entanto, temos até um mês corrido a partir da data em que recebemos a sua solicitação para lhe responder (esse prazo pode ser estendido para solicitações muito grandes ou complexas), desde que:

  • Você tenha nos fornecido todas as informações de que precisamos para confirmar sua identidade e tenha sido claro quanto aos dados pessoais solicitados.
  • Não tenhamos respondido a uma solicitação idêntica ou semelhante há pouco tempo.

É importante saber que, se e quando recebermos uma solicitação sua, precisaremos equilibrar seus direitos com as nossas regras de processamento dos seus dados pessoais. Por motivos legais, precisamos nos ater às regras. Se não pudermos atender à sua solicitação, seja total ou parcialmente, explicaremos as razões com clareza.

Para simplificar, temos uma única forma de contato para você tirar todas as dúvidas sobre seus dados pessoais. Caso precise entrar em contato, consulte a seção Fale Conosco abaixo.

Se não estiver satisfeito com o tratamento dos seus dados pessoais, você pode entrar em contato com a Diretoria de Informações (www.ico.org.uk/concerns).

 

ALTERAÇÕES NA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Como gostamos de nos manter sempre na vanguarda, a forma como usamos seus dados pode mudar. Caso isso ocorra, atualizaremos a nossa Política de Privacidade. Você pode ver a data da última atualização na parte superior do documento. Sempre que houver alguma alteração significativa, você será informado.

 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Se tiver alguma dúvida não esclarecida, entre em contato com o nosso Diretor de Proteção de Dados enviando um e-mail para QCB@gurgenvayvar.pbz ou uma correspondência para o seguinte endereço: Data Protection Officer, PO Box 23972, Edimburgo, EH3 5DA.